Taxa de conversão: o que é, como calcular + dicas para melhorar a sua
Atualizado: 31 de jul.
Atualizado em: Abril 2024
Depois de criar um site, é fundamental monitorar seu sucesso online. Há mais de uma maneira de avaliar o desempenho e quão bem o seu site está sendo promovido, desde a contagem do número de visitantes até a análise do tempo médio que eles passam no site. No entanto, um dos KPIs mais importantes é a taxa de conversão.
Confira nossa lista completa com os mais importantes tipos de marketing.
Este artigo ensinará a você como calcular sua taxa de conversão e de que forma usar essa métrica para descobrir novas maneiras de fazer vendas e capturar leads.
Primeiro, vamos nos aprofundar no que significa ter uma boa taxa de conversão e como avaliar o desempenho da sua empresa em relação a outras do seu setor. Em seguida, veremos algumas dicas de otimização da taxa de conversão que o ajudarão a aprimorar sua estratégia de marketing e a expandir seu negócio.
O que é taxa de conversão?
A taxa de conversão revela a porcentagem de visitantes que realizam a ação desejada e se tornam clientes, seja ela uma compra, cadastro, download ou outro tipo de engajamento, ou seja, basta dividir o número de visitas pelo número de conversões. Imagine que 10.000 pessoas visitam seu site e 2.000 realizam uma compra. Sua taxa de conversão de vendas seria de 20%, indicando que a cada 5 visitantes, 1 se torna cliente.
A ação que você escolhe para definir como conversão depende dos objetivos do seu negócio. Pode ser fazer uma compra, baixar um e-book ou aplicativo móvel, inscrever-se em uma demonstração ou teste grátis, ou cadastrar-se em um curso online.
Independentemente da opção escolhida, vamos chamar a ação que leva à conversão da "ação principal".
Quais são os benefícios de melhorar sua taxa de conversão?
Além do aumento da receita, existem alguns benefícios adicionais de melhorar sua taxa de conversão, como:
Redução dos custos de aquisição de clientes
Com uma taxa de conversão mais alta, você adquire mais clientes com o mesmo investimento em marketing, aumentando a eficiência das suas iniciativas.
O objetivo da otimização da taxa de conversão – que exploraremos adiante neste artigo – é ajudar os visitantes do seu site a encontrar o que eles estão procurando e acelerar o processo de compra. Quanto melhor for a experiência no seu site, mais clientes você obterá com a mesma quantidade de tráfego, o que resulta em um custo por aquisição (CPA) mais baixo.
Aumento do customer lifetime value (CLV)
Melhorar a taxa de conversão não apenas significa aumentar o número de clientes que você converte, mas está frequentemente associado ao aprimoramento da experiência deles no site, o que pode levar a uma maior fidelidade e retenção.
Geralmente, clientes que tiveram uma experiência positiva de compra têm mais probabilidade de retornar e se tornar clientes recorrentes. Ao personalizar a sua abordagem – com pop-ups, recomendações de produtos e emails, por exemplo –, você pode usá-la para aumentar a receita de cada cliente que conquistar.
Reforço das iniciativas de SEO
A melhoria da taxa de conversão de vendas não só ajuda as empresas a maximizar o retorno sobre o investimento (ROI), mas também tem um impacto positivo na otimização para motores de busca (SEO) – o próprio Google reconheceu que o comportamento dos usuários agora é levado em conta na classificação das páginas.
Ao analisarem o comportamento e as preferências dos usuários, as empresas podem tomar decisões baseadas em dados para otimizar o design e o conteúdo do site. Isso leva a uma experiência mais envolvente e amigável para o usuário, resultando em taxas de rejeição mais baixas e maior duração das visitas, que são sinais importantes para os algoritmos dos motores de busca.
Como calcular a taxa de conversão de um site
A primeira etapa para entender como calcular a taxa de conversão é definir o que é uma conversão para o seu site. Você pode optar por analisar várias ações principais ou escolher apenas uma.
Depois de definir quais ações constituem uma conversão, conte o número dessas ações em um determinado período de tempo (por exemplo, um mês) e insira-o nesta fórmula:
(#) conversões / (#) visitantes do site = taxa de conversão
Exemplos de taxas de conversão
Vamos analisar alguns exemplos fictícios de cálculos de taxas de conversão para ajudar você a entender melhor o significado dessa fórmula:
Exemplo 1: Ingressos para shows
Digamos que você é um músico e decide usar seu site para vender ingressos para seu próximo espetáculo. Depois de promover o show na Internet e compartilhar um link para o seu site, você decide analisar quantos visitantes efetivamente compraram ingressos. Nesse caso, você está definindo a conversão com uma única ação principal: comprar um ingresso pelo seu site.
Para calcular sua taxa de conversão, analise os números. Durante o mês de março, seu site recebeu 1.176 visitantes, e 56 deles compraram ingressos para seu show. Ao inserir esses resultados na fórmula, você pode calcular a taxa de conversão para essa ação específica:
(#) conversões / (#) visitantes do site = taxa de conversão
56 / 1.176 = 0,048 ou 4,8%
Com base nesse cálculo, você sabe que 4,8% dos visitantes do site foram convertidos com sucesso.
Exemplo 2: Tutoriais de fitness
Em outro cenário, imagine que você é um instrutor de fitness. Você está procurando ideias de marketing para pequenas empresas e tentando pensar em maneiras criativas de atrair clientes e destacar sua experiência na área. Assim, você decide criar tutoriais de exercícios online e e-books instrutivos que estarão disponíveis para download no seu site.
Você oferecerá ambos gratuitamente, e a única coisa que pedirá em troca é o endereço de email dos visitantes para que possa capturar esses novos leads.
Nesse caso, você decide que uma conversão será definida como o número de inscrições no seu e-book ou vídeo tutorial. Você percebe que, em julho, teve 635 visitantes no site e 21 inscrições. Usando a mesma fórmula, você insere o número de inscrições para determinar sua taxa de conversão:
(#) conversões / (#) visitantes do site = taxa de conversão
21 / 635 = 0,033, ou 3,3%
Com base nesse cálculo, você sabe que 3,3% dos visitantes do site foram convertidos com sucesso.
Qual é a taxa de conversão ideal?
Esses exemplos nos levam à próxima pergunta: qual é exatamente a taxa de conversão ideal para seu site? Como saber se a taxa de conversão é satisfatória ou se o desempenho do seu site está abaixo do esperado?
Estudos analisaram as taxas de conversão de vários setores e para diferentes estratégias de marketing, mas não há uma resposta única para todos. Os objetivos de conversão podem diferir significativamente com base em diversos fatores – localização geográfica, público-alvo e seus hábitos, natureza da ação principal e muito mais.
Ainda assim, a análise das taxas de conversão médias pode nos dar uma visão geral do que é considerado alto ou baixo. Em vários setores, incluindo tecnologia, automotivo, financeiro, saúde e jurídico, entre outros, a taxa de conversão típica varia de cerca de 2% a 5%, sendo 3,9% a média. Para empresas de eCommerce, o índice é um pouco menor, variando de 1,84% a 3,71%.
Taxas de conversão por setor: eCommerce, B2B e mais
As taxas de conversão estão intimamente associadas às empresas de eCommerce, uma vez que estes são negócios que têm como objetivo fazer vendas diretamente pelo site. Estudos apontam as seguintes taxas de conversão médias para os diferentes setores do eCommerce:
Esportes e recreação: 1,75%
Artes e artesanato: 3,79%
Bebês e crianças: 3,99%
Carros e motocicletas: 1,55%
Equipamentos elétricos e comerciais: 2,23%
Roupas e acessórios de moda: 2,44%
Alimentos e bebidas: 2,37%
Saúde e bem-estar: 3,62%
Acessórios para casa e artigos para presentes: 2,16%
Cozinha e eletrodomésticos: 2,48%
Cuidados com animais de estimação: 3,28%
Esses números são referências úteis para medir o desempenho do seu site, mas lembre-se de que eles são bastante genéricos. Em primeiro lugar, as taxas de conversão diferem com base em como o negócio define uma conversão, conforme mencionado acima.
As taxas de conversão para se cadastrar em um teste grátis, por exemplo, serão muito mais altas do que as taxas de conversão para fazer uma compra. Da mesma forma, as taxas de conversão B2B serão ligeiramente diferentes das B2C, com a média de conversões B2B variando de 2,23% a 4,31%.
Entendendo a taxa de conversão
Comparar as taxas de conversão de diferentes setores, modelos de negócio e objetivos é como comparar maçãs e bananas. No final das contas, cabe a você definir os objetivos para as taxas de conversão do seu site com base no seu plano de negócios mais amplo, em pesquisas do setor e na sua experiência na área.
Escolha um objetivo de conversão que não seja impraticável, mas que ao mesmo tempo seja ambicioso e desafiador. Pense nisso como uma métrica para avaliar o sucesso do seu site e também como uma motivação para definir novos objetivos.
Além disso, não se preocupe muito com a taxa de conversão do seu site se o número de visitantes ainda for baixo. Se você tiver apenas quatro visitantes por mês, por exemplo, sua taxa de conversão provavelmente será zero, pois há pouca chance de que uma das quatro pessoas converta. Mas se você tiver sorte e uma pessoa converter, sua taxa subitamente aumentará para ¼, ou 25%.
Esse tamanho reduzido da amostra distorce os números e não é uma representação precisa do sucesso do seu site. Em casos como esse, seu foco principal deve ser anunciar grátis na Internet e aumentar o tráfego do site. Depois, você pode focar nas conversões.
Como encontrar as estatísticas do seu site
Agora você já sabe o que procurar para determinar a taxa de conversão do seu site. Mas onde encontrar essas estatísticas de desempenho?
O Google Analytics é provavelmente a ferramenta de rastreamento de estatísticas mais usada, e há um bom motivo para isso. Ele fornece aos proprietários de sites e profissionais de marketing digital dados abrangentes e preciosos para seu trabalho, como métricas em tempo real sobre o número de visitas ao site, permitindo inclusive que eles insiram seus objetivos de taxa de conversão para que possam avaliar o desempenho com mais precisão. Essa importante ferramenta pode ser facilmente conectada ao seu site Wix.
Outras ferramentas recomendadas para calcular e analisar estatísticas estão disponíveis para você diretamente no Wix. A ferramenta de web analytics do Wix, por exemplo, exibe estatísticas sobre o comportamento dos visitantes no seu site, ajudando você a entender onde eles passam mais tempo, como os novos visitantes se comportam em comparação com os visitantes recorrentes e muito mais. Todos esses dados podem ser usados para entender sua taxa de conversão e otimizar seu site.
O que é CRO (conversion rate optimization)?
A otimização da taxa de conversão (CRO) é o núcleo de qualquer estratégia de marketing digital bem-sucedida, e é usada para aumentar a porcentagem de visitantes que realizam uma ação desejada, ou ação principal, no seu site.
Estratégias de CRO eficazes devem se concentrar na experiência do cliente. Embora melhorar a conversão seja o objetivo final, adotar uma abordagem puramente numérica não o levará muito longe. As pessoas devem ser o foco da sua atenção, e é essencial avaliar os dados de comportamento dos usuários, testar diferentes elementos na página e implementar mudanças com base nessas análises para melhorar a experiência geral no site, otimizando a jornada do cliente.
Como aumentar a taxa de conversão do seu site?
Agora que já definimos o que é uma boa taxa de conversão e como encontrar as estatísticas do seu site, podemos passar para a parte mais importante: o que você pode fazer para melhorar a taxa de conversão?
O objetivo é fazer com que cada vez mais visitantes realizem a ação principal que seu site promove. Criamos uma lista de formas de atingir isso:
1. Crie landing pages eficazes
Uma das estratégias comprovadas para melhorar a taxa de conversão do seu site é criar uma landing page. Uma landing page, ou página de destino, é uma página da web independente criada especificamente para converter visitantes. Ela se concentra em uma única oferta, como um produto específico, um teste grátis ou um e-book, e apresenta conteúdo claro e conciso que induz os visitantes a clicar e agir.
Devido ao seu papel fundamental, as landing pages são um ativo indispensável para todas as empresas. Você pode começar usando estes templates de landing page grátis.
Leitura bônus: O que é uma landing page?
2. Use formulários de alta conversão
Se seu objetivo imediato é a geração de leads, é imprescindível incluir formulários online no seu site. Você pode usar esses formulários para fazer com que as pessoas se inscrevam para um teste grátis, assinem sua lista de e-mails, cadastrem-se em um serviço e muito mais.
Depois que os visitantes se inscreverem, você usará o nome e o endereço de e-mail deles para promover seu produto e conduzi-los pelo funil de marketing. Se quiser criar um formulário online para seu site, use este formulário do Wix.
3. Priorize a UX
UX, abreviação de "experiência do usuário", é um termo abrangente que se refere ao nível de satisfação e à facilidade de uso que os visitantes têm ao interagir com o seu site. Ter uma UX consistente é fundamental para fazer com que os usuários naveguem no seu site e convertam.
Para maximizar as conversões, siga as etapas a seguir:
Torne o texto do seu site claramente legível.
Reduza o número de cliques necessários para realizar determinadas ações.
Torne a navegação no site direta e intuitiva.
Garanta que o design e o formato do seu site orientem as pessoas naturalmente para a próxima etapa e não interfiram na navegação.
Ao proporcionar um UX design fluido, você fortalece ativamente seu relacionamento com os visitantes, tornando a navegação no site agradável e orientando-os para os locais onde você deseja que eles convertam.
4. Facilite a conclusão da ação principal
Seu objetivo ao melhorar a taxa de conversão do site é aumentar o número de vezes que os visitantes realizam a ação principal, seja ela uma venda, um download ou um cadastro. Para que isso aconteça, não basta oferecer a opção: você também precisa se certificar de que cada etapa para a conclusão da ação principal seja clara e simples.
Aqui estão alguns erros comuns que você deve observar:
Frases vagas em links e botões. Linguagem abstrata ou jargões especializados podem não deixar claro quais produtos, serviços ou outros ativos você está oferecendo.
Excesso de informações nas suas páginas. Uma quantidade excessiva de texto pode ocultar informações essenciais e reduzir o poder dos elementos de alta conversão, como as CTAs.
Incapacidade de acessar diretamente a ação principal. Os visitantes devem ser capazes de converter facilmente em todas as páginas do site.
Conteúdo desordenado e inconsistente. Isso confunde e sobrecarrega os visitantes em vez de orientá-los.
Evite esses aspectos e você ajudará os visitantes a concluir a ação desejada.
5. Crie CTAs fortes
As chamadas para ação (CTAs) desempenham um papel fundamental na taxa de conversão. Esse texto curto, mas poderoso, convoca os visitantes do site a realizar a ação principal na qual o site está focado. Normalmente, as CTAs são frases de uma a três palavras, como "Leia mais", "Compre agora", "Participe ao vivo", "Inscreva-se" e assim por diante.
Quando uma CTA é atraente, ela gera mais ações principais e, consequentemente, aumenta sua taxa de conversão. Se a sua taxa de conversão estiver baixa, vale a pena dar uma olhada cuidadosa nas suas CTAs e experimentar novas frases, posicionamentos ou cores para que elas se destaquem.
6. Otimize seu site para dispositivos móveis
Todo o trabalho árduo realizado para melhorar sua taxa de conversão não será muito útil se você estiver levando em conta apenas os visitantes de desktop ou laptop. Como o acesso à Internet em dispositivos móveis está ultrapassando seu uso em equipamentos maiores, você deve proporcionar ao seu público uma excelente experiência do usuário em smartphones e tablets para atingir uma parte significativa do seu público-alvo.
Ao utilizar o editor do Wix de site mobile, você pode garantir que seu site seja otimizado para a navegação em dispositivos móveis. Com essa ferramenta, será possível personalizar a aparência do site no celular, adaptando seu design às telas menores. Isso garante uma experiência de navegação agradável para todos os visitantes e assegura que os elementos de alta conversão, como CTAs e formulários, sejam facilmente visíveis no seu site mobile.
7. Envolva os visitantes por meio de chat ao vivo
Coloque-se no lugar dos seus visitantes. Você está dando a eles todos os motivos para confiar na sua empresa? Você está acessível a eles se tiverem alguma dúvida ou preocupação? Quando você abre novas linhas de comunicação, convida seu público a se conectar com você e se envolve ativamente com ele, está mostrando o ser humano por trás da marca.
Por esse motivo, a interação com seu público-alvo é uma parte importante de qualquer plano de marketing. Adicione um chat para sites e responda às necessidades dos usuários imediatamente para que eles confiem em você e desenvolvam uma afinidade com a sua marca. Isso definitivamente aumentará a probabilidade de conversão.
8. Adicione depoimentos ao seu site
Mesmo depois que as pessoas converterem, faça o possível para garantir a satisfação contínua delas. Isso não apenas as inspirará a comprar de você novamente, mas também as incentivará a divulgar e defender sua marca
Faça o follow-up com ofertas complementares, como conteúdo exclusivo ou descontos VIP, e peça gentilmente que eles avaliem sua empresa. Recomendações honestas de clientes reais são imensamente eficazes quando se trata de convencer outras pessoas a converter.
Depois de transformar visitantes e clientes antigos em defensores da sua marca, você pode exibir o apoio deles diretamente no seu site.
Por Hanna Kimelblat
Blogger & Growth Marketing Expert - Português